Marrakesh, uma antiga cidade imperial situada no oeste de Marrocos, é um importante centro econômico e conta com mesquitas, palácios e jardins. A medina é uma cidade murada medieval movimentada que data do Império Berbere, com ruas labirínticas, onde souks (mercados) agitados vendem tecidos, cerâmica e joias tradicionais. O minarete mouro da Mesquita Cutubia, do século XII, é um símbolo da cidade e pode ser visto a milhas de distância.
Marrakesh não é a capital do Marrocos (Rabat). Não é a maior metrópole do país (é Casablanca). Não é nem a cidade mais antiga do país africano (que é Fez). Mas Marraquexe triunfa sobre outras cidades marroquinas como o centro cultural não oficial, graças às vielas sinuosas de sua vasta medina, contrastando com os modernos shoppings e restaurantes da Nouvelle Ville, justapostos mais uma vez com os luxuosos resorts e vilas do seu distrito.
História
Marrakech foi fundada em 1062 por Yusuf ibn Tashfin, líder do império almorávida marroquino. Ele também é considerado um dos líderes mais proeminentes do país, promovendo um sistema islâmico em todo o país, na Espanha muçulmana e no Magrebe. Marrakech se tornou a capital do domínio almorávida.
O que você precisa conhecer?
O Souk Semmarine no qual você pode encontrar de tudo em suas lojas enfileiradas; a famosa Praça Jemaa El Fna, no qual remete à um mundo medieval, onde, dia e noite, contadores de histórias, lojistas e encantadores de serpentes e macacos disputam sua atenção; o minarete da mesquita Koutoubia; o Palácio Bahia; o Museu Dar Si; os Jardins Majorelle; Menara e o bairro Guéliz.
Mesquita Koutobia
A Mesquita de Koutoubia é a maior mesquita da cidade de Marrakech. Quando foi construída, no século 12, para comemorar a vitória do sultão Almohad sobre os almorávidas, era um dos templos muçulmanos mais altos do mundo.
Destaque na Medina
Seu minarete de 77 metros e uma largura de 12,8 metros. Aliás, o seu interior é construído por seis salas, uma por cima da outra, atravessadas por uma rampa que permita o almuadem chegar á varanda de minarete. E ele continua dominando a cena na Medina, onde nenhuma outra construção pode, por lei, superar a altura de uma palmeira. A parte exterior da torre já perdeu as suas lindas pinturas e mosaicos, e conserva somente parte da sua ornamentação original e uma faixa de azulejos verdes na parte superior.
Palácio El Badi
O Palácio El Badi foi construído no final do século dezesseis pelo Sultan Ahmed al-Mansour para comemorar a vitória da Batalha dos Três Reis contra os portugueses.
A decadência do palácio chegou no final do século XVII, quando o sultão Moulay Ismail decidiu transferir a capital de Marrakech para Meknes, saqueando completamente o Palácio El-Badi.
Jardim Majorelle
O Jardim Majorelle é um jardim botânico de dois hectares e meio inspirado nos jardins islâmicos e um jardim paisagístico de artistas em Marrakech, Marrocos. Foi criada pelo artista orientalista francês Jacques Majorelle ao longo de quase quarenta anos, a partir de 1923, e apresenta uma vila cubista projetada pelo arquiteto francês Paul Sinoir na década de 1930. A propriedade foi a residência do artista e sua esposa de 1923 até o divórcio na década de 1950. Nos anos 80, a propriedade foi comprada pelos estilistas Yves Saint-Laurent e Pierre Bergé, que trabalharam para restaurá-la. Hoje, o complexo de jardins e casas de campo está aberto ao público. A vila abriga o Museu de Arte Islâmica de Marrakech, o Museu Berber e abriu recentemente o Museu Yves Saint Laurent.